Os 30 e eu

A partir dos 25/26, mais coisa menos coisa, os 30 começam a assombrar-nos ao longe, a aproximarem-se vertiginosamente e a sussurrar-nos “estás quase cá“.

Um dia chegamos, e felizmente, mesmo lá e, de repente, há que ter pressa para tudo, há urg30ência em tudo. Como se tivéssemos de viver tudo imediatamente antes que soe a meia-noite, se quebre a magia e nos transformemos em abóboras.

Vamos a qualquer lado e todas as perguntas que nos dirigem começam por “já”: “já moras sozinha?”; “já casaste?”; “já tens filhotes?”; “já compraste casa?”; ” já fizeste uma poupança-reforma?”; “já és CEO de uma multinacional?”; “já fizeste alguma coisa de útil para a sociedade?”….

E vamos respondendo, com uns “sins” e uns ” ainda não“, esperando não estar a falhar muito para com a humanidade e esperando não ver nenhum olhar de desapontamento nas caras dos nossos interlocutores. E esperando, mais que tudo, não ouvir, em resposta a algum “não” da nossa parte, um” já estás na idade”, “não te atrases muito” ou pior, um ” se não é agora nunca mais é...”.

Como se a nossa vida fosse uma mousse instantânea, em que temos de respeitar escrupulosamente todos os passos pré estabelecidos e os timings definidos para que fique alguma coisa ” de jeito”, que se possa apresentar às visitas.

Mas não, a vida vem sem receita e as que nos tentam impingir são tudo menos infalíveis. Até porque, na verdade, nunca foram utilizadas, nem sequer pelos próprios conselheiros. Resta-nos seguir o instinto e criar a nossa própria receita, ir provando, acrescentando aqui, tirando ali, porque no final do dia apenas uma coisa importa: que seja servida “à nossa moda”.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s