A verdade aparente

Do que tenho saudades é da liberdade. Da liberdade pura de falar sem pensar, estar na esplanada a tarde inteira, sair sem destino, não fazer fretes inúteis…
E dos domingos, tenho saudades dos domingos sem a sombra da segunda, quando ainda não eram “domingos a sério”.
E tenho saudades de vestir calças de ganga todos os dias e dos meus ténis coloridos, sinto falta da falta de convenções que só me atrapalham e aborrecem.

Às vezes, tenho aquela espécie de atracção do abismo, em situações compleliberdadetamente inapropriadas, em que toda a gente à minha volta finge ser o que não é, e ponho-me a pensar: ” e se eu agora desse um berro?”, ” e se me pusesse a dançar?”, ou ” fizesse aquela minha imitação de chimpanzé que é sempre um sucesso”. ..
Um dia experimento.
Só para voltar a sentir aquela adrenalina da liberdade. Da liberdade pura. A única verdadeira: a inconsequente que não tem vergonha, nem medos, nem nada a perder.
Porque eu sei que hoje não sou livre. E não tem nada a ver com o facto da minha liberdade terminar onde começa a do Outro, coisa em que eu acredito verdadeiramente. Tem a ver com ter consciência que minha liberdade está espartilhada dentro do “que é suposto”, ” do que se espera de”. Por isso eu não posso andar de havaianas todos os dias, vestir os meus calções de ganga ou pintar o cabelo de cor de rosa, por exemplo.
Porque apenas me concedem uma aparência daquilo que é a liberdade. Uma imitação enfadonha que desesperadamente se despe no vão da escada à sexta-feira à tarde.
E, às vezes, entre segunda e sexta eu tenho imensas saudades minhas.

P.

2 thoughts on “A verdade aparente

Deixe uma Resposta

