2 coisas que me incomodam na palavra migrante

Lembro-me de aprender na escola a diferença entre imigrantes e emigrantes. Não me ensinaram nada sobre migração que não fosse sobre povos ancestrais ou relacionado com aves (migratórias, claro está).
Mas, agora, surgiram “os migrantes humanos”, sem nenhuma vogal antes.
Será que agora já ensinam na escolas esta designação aplicada aos tempos modernos e qual será a sua exacta definição?

Há duas coisas que me chocam nesta palavra ( que não sendo nova, aparece hoje, todos os dias, com um significado carregado de conceitos desagradáveis):

  1. A desumanização: Os imigrantes movem-se dentro do seu país de origem e os emigrantes deslocam-se para fora do seu país de origem. Os migrantes simplesmente vão, como as aves. Parece que não são de lado nenhum, que não se sabe como apareceram nem porquê. Serão humanos, como nós? 
  2. A desresponsabilização : ao não serem de lado nenhum, ninguém parece ter realmente responsabilidade pelo que acontece aos migrantes. “Podemos ajudar, mas não é nossa obrigação, porque eles não são daqui.”

Uma palavra não é só uma palavra este caso particular mostra-me isso claramente. A palavra tem poder, muda mentalidades.

Ao ser, de repente, ajustada uma palavra a uma realidade especifica, neste caso concreto, isso tem impacto na forma como olhamos para este flagelo, ou como se espera que olhemos.

Dá-me a ideia que não se pretende que confundamos os migrantes com os nossos amigos e compatriotas que emigraram, nem que nos identifiquemos com eles (enquanto cidadãos do mesmo Mundo). Não, porque os migrantes não pertencem a ninguém nem a lado nenhum. E, se lhes fecharem as portas, eles hão-de voltar, para onde vieram, onde quer que isso seja…talvez outro Planeta…

P.

“Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo.” Sócrates

Imagem daqui

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s