Mulheres altas: 4 mitos

Há algumas ideias generalizadas relativamente às mulheres altas e à moda que me perseguem quando preciso de comprar roupa e me queixo das minhas dificuldades.

Ideias como por exemplo, de que para as mulheres altas é mais fácil comprar roupa, “Ai se eu tivesse a tua altura vestia x e y”, “com essa altura tudo te deve assentar bem”, “com umas pernas desse tamanho deves ficar um espectáculo de minissaia” e etc. Se eu tivesse um euro por cada vez que ouvi uma destas frases ou parecido, estaria a escrever este post nas Maldivas.

Provas em contrário:

As calças. Primeiro obstáculo, tentar vestir umas skinny jeans e o pé nem passar na abertura. Forçar um bocadinho e perceber que não, não vai acontecer. Procura-se um modelito menos justo. Se serve na anca, está largo na cintura, se serviria na cintura, não passa da anca, se serve na anca E na cintura… Ficam curtas! E o que é que se pode fazer para remediar calças curtas? Exacto, nada!

1higg-water-pants5bells-short-and-right

O vestido para cerimónia. Um mundo de opções, pensam vocês. Uma mulher alta pode usar tudo, desde vestidos curtos aos compridos. Errado claro. Os vestidos curtos são amorosos e fofos nos manequins, nas modelos e em mulheres baixas. Numa mulher alta o mesmo vestido é, em 90% das vezes uma bonita túnica. E ir só de túnica e salto alto a uma cerimónia não é de bom tom. OK, e um vestido comprido? Verdade que mais facilmente visto bem um vestido comprido e que consigo usar um decote subido ou uma gola alta sem parecer que tenho a cabeça colada aos ombros mas também é verdade que muito frequentemente o corte do vestido não me assenta (o mais típico são as alças que são curtas e as costuras que deviam ficar abaixo do peito mas não chegam lá) ou o vestido não tem comprimento suficiente e em vez de comprido é só pelo tornozelo. Útil apenas se chover muito.

mfDILiO

Camisolas, casacos, tops e afins. Pego no M. Fica bem de largura mas curto na barriga e nas mangas. Pego no L. Mesmo que fique um pouco mais largo não há problema, eu nem gosto de roupa muito apertada. Desde que sirva nas mangas e me tape o umbigo está bem para mim. Não, não está! Porque isto nunca acontece! Os tamanhos aumentam em largura mas não em altura ou no comprimento das mangas! E lá tenho de escolher entre mostrar o umbigo e a manga a 3/4 ou parecer que vesti a camisola do meu marido.

oversized-getty-584

Os sapatos. Ter de encontrar um sapato em número 40, que seja elegante e que não seja demasiado alto é um desafio. Se é raso faz o pé parecer enorme o que, frequentemente tem como efeito secundário ouvir os clássicos “deves dormir em pé” ou “com essas barbatanas deves nadar bem”. Obrigada Disney pela expectativa de que as princesas têm de ter o pé atrofiado. Um sapato com salto é sempre mais feminino e elegante. Problema resolvido. Errado! Um salto de 5 cm parece pequeno certo? Pois quando, de origem, se tem 1,75m mais 5 cm já é muito. É o suficiente para ficar com 1,80m, mais que a altura média do homem português e bem mais que média das senhoras. É bom para concertos e para alcançar armários altos mas, para mim, desconfortável em muitas situações como, por exemplo, estar um “pescoço e cabeça” acima da altura da maioria das pessoas no metro, dar um abraço a alguém e a cabeça da pessoa ficar à altura do nosso peito ou ao tirar uma foto com as amigas ter de flectir os joelhos e ficar com ar de contorcionismo forçado.

De vez em quando lá me esqueço destas inseguranças e cedo à tentação de uns saltos. Mas rapidamente dou por mim a achar que as pessoas olham para mim e sinto-me como se estivesse mascarada. Caso ao sapato de salto alto junte um vestido curto, sinto-me uma verdadeira rainha (leia-se drag queen).

a98947_plastic-look_5-drag-queen

J.

Imagens e gif daqui, daqui, daqui e daqui.

Deixe uma Resposta

