2 de Outubro, dia internacional da…

Ao que parece, segundo fontes de confiança, hoje é o dia internacional da não violência. Dizem também que é celebrado hoje porque é o dia em que nasceu Mahatma Gandhi.

Aproveitando a deixa, gostava de partilhar uma ideia que me ajudou bastante a ser mais feliz. Um dos yamas, regras éticas/morais ou objectivos, trabalhados no yoga é a não violência, ahimsa ou ahinsa.

Neste contexto, é transmitida a importância de praticar a não violência perante todos os seres, incluindo perante nós próprios. E foi aqui que a coisa se tornou decisiva para mim. Nunca tinha pensado nisto.

Quantas vezes fazemos (ou deixamos que façam) coisas que são agressivas para nós próprios? Que fazemos mal ao nosso corpo, mesmo que por negligência? Que ficamos a sentir-nos mal por não dizer/fazer/resolver alguma coisa? Que nos agredimos em prol do trabalho ou dos outros?

Quando experimentei pensar nisto desta forma fiquei assustada com o que encontrei. Mas também descobri a origem de muito mal estar. E sabendo a origem, foi muito mais fácil remover muita violência de mim através de coisas tão simples como fazer mais desporto ou dizer que não mais vezes, ou mais complexas como afastar-me de algumas pessoas.

Como dizia o anúncio, se não gostarmos de nós, quem gostará?

J.

Imagem daqui.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s