Joaninha voa, voa…para Praga

Praga, República Checa. Agosto 2015. 5 dias.

Top +:

A arquitectura. Senti-me como se estivesse num cenário de filme. São incontáveis edifícios decorados, torres, pontes, minaretes, sinagogas, igrejas, óperas, teatros, museus etc. Para onde quer que se olhe há algo interessante. Sugiro os jardins, como o de Kampa Island (de onde tirei a foto), para descansar os pés e recarregar baterias.

IMG_20150901_160705
Fiquei fascinada com a cidade à noite, com as luzes fracas das ruas e os pontinhos luminosos trémulos dos barcos no Vltava. Pura magia.

vecerni-praha-karluv-most
Não posso deixar de referir neste ponto o Trdelnik.  Encontram-se um pouco por todo o lado e invadem o ar com um aroma doce a bolo e canela que é irresistível. Tive a sorte de experimentar um no primeiro dia e passou a ser sobremesa obrigatória.

800px-Trdelník-Basket-20101

Top –:

A (pouca) simpatia da maioria dos checos. Já tinha ouvido relatos mas não tinha ligado muito, afinal nem sempre a amostra representa o todo. Mas a minha experiência foi idêntica, no geral, as pessoas com quem me cruzei foram pouco simpáticas.

Talvez tenha a haver com outra das coisas que menos gostei, o excesso de turistas. São milhões, por todo o lado, a toda a hora. É impossível andar nos sítios mais turísticos sem ter medo de ser arrastado no meio dum grupo de chineses ou espanhóis. Para conseguir ver os sítios mais turísticos, como por exemplo a Ponte Carlos (na foto), sem enchentes aconselho a ir ao nascer do sol.

IMG_20150901_161737

Dicas avulso:

Preparem os pés para uso intensivo. Grande parte das ruas são empedradas e é cidade para ser calcorreada, portanto levem calçado confortável e já testado.

200

O voo foi agradável (dentro do possível para quem treme como gelatina desde que entra a que sai de um avião). Foi a primeira vez que voei na Czech Airlines e gostei. Destaco a simpatia da tripulação e os fantásticos apoios de cabeça reguláveis em altura e que se dobram de maneira a que uma pessoa pode dormir sem correr o risco de fazer uma distensão no pescoço ou babar o passageiro do lado. E o queque de chocolate de 459 kcal. Sim, 459.

aq_head

Transfers: A minha experiência com a Prague Airport Transfers foi ótima. À hora marcada lá estava o motorista com a placa com o meu nome. Encaminhou-nos para a carrinha, a nós os dois e um grupo de 3 espanhóis. Era uma Mercedes grande, preta, nova e reluzente. Assim que nos acomodámos, o motorista deu a cada um de nós uma garrafa de água fresca e um mapa da cidade e a cada grupo, um guia da cidade. Para quem reserve o transfer de ida e volta do aeroporto, oferecem também um voucher para uma walking tour grátis. Achei muito bom o serviço desta empresa! Ainda por cima porque o preço me parece mais que justo. Reservei online e com antecedência, paguei cerca de 20 euros pelos transferes, de e para o aeroporto, para duas pessoas.

pat-drivers-2014a

J.

Imagens daqui, daqui, daqui e daqui. Gif daqui.

Anúncios

3 thoughts on “Joaninha voa, voa…para Praga

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s