Hoje é dia…

10 de Outubro, faltam, exactamente 82 dias para o final do Ano.

Mas mais importante, hoje é o Dia Mundial para a Saúde Mental e, neste dia, faz todo o sentido lembrar a importância de falar sobre a saúde mental como uma coisa séria e não como uma birrinha, faz todo o sentido acabar, de vez, com a ideia de quem vai ao psicólogo ou ao psiquiatra “é maluco”, “não tem problemas a sério” ou “é um fraco”.

No nosso país, a ansiedade, por exemplo, afecta 16,5% da população, mas ainda é difícil assumir este tipo de problemas. Quantas pessoas conheceremos que sofrem deles em silêncio, com vergonha?

Neste ano 2015 o tema do Dia Mundial da Saúde Mental de 2015 é “dignidade na saúde mental”, e todos temos a nossa quota-parte de responsabilidade em conceder esta dignidade, em parar de apontar o dedo, porque é como se diz “quando apontas um dedo a alguém tens três dedos a apontar para ti”. E, ainda que possamos não o saber, todos temos alguém, de quem gostamos muito, que sofre com ansiedade, depressão, esquizofrenia, fobias, ataques de pânico, perturbação obsessiva-compulsiva ou anorexia (porque 1 em cada 3 portugueses tem uma destas doenças). Chocante, não é?

E mais chocante, ainda, pasme-se, são pessoas como nós, normais, que estudam, trabalham, andam e vestem-se sozinhos…

Por isso, neste dia, partilho uma das campanhas (da Ordem dos Psicólogos Portugueses ) relativas ao tema que considero mais bem conseguidas, pela forma crua, e até chocante, como aborda a questão.

Bom dia da Saúde Mental!

P.

Imagens daqui

Anúncios

2 thoughts on “Hoje é dia…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s