Dia do Fiasco

Hoje celebra-se o dia de Colombo (Columbus Day) no Estados Unidos, comemorando-se a chegada do Cristóvão às Américas no dia 12 de Outubro (claro) de 1942.

Mas hoje é, também, o Dia Internacional do…. Fracasso…

international-day-for-failure_green

Este dia, que começou por ser celebrado apenas na Finlândia, em 2010, já tem dezenas de países aderentes e pretende, como se pressupõe, que celebremos os nossos fiascos mais vergonhosos, os nossos falhanços mais duros, as nossas maiores fraquezas.

Uma proposta interessante, sem dúvida. Neste dia, dizem os Finlandeses, devemos “livrar-nos da vergonha associada aos nossos erros, quer se tratem de fracassos profissionais ou pessoais e ” aceitar que falhar é uma experiência de aprendizagem que significa que agarrámos uma oportunidade“. O “inimigo não é o fracasso, mas o medo de falhar“.

Hoje é, assim “o dia ideal para partilhar os nossos fiascos e momentos embaraçosos com o Mundo“.

Claro que há fracassos muito difíceis de digerir, aos quais, por muitos anos que passem, não conseguimos achar graça. Mas, também esses, aliás, sobretudo com esses, aprendemos. Eu aprendi. Embora relativamente a alguns ainda esteja a tentar perceber o quê.

Por exemplo, há umas duas semanas decidi recomeçar a andar de patins. Comprei o material de segurança adequado e lá fui. Da primeira vez a coisa não correu mal. Claro que caí umas vezes, mas levantei-me e continuei, consciente que ia voltar a cair e sem problemas com isso.

E até tive alguns episódios engraçados. Como cair e vir um um homem dos seus sessentas e tais em direcção a mim a dizer ” esta menina ainda se aleija...”e corrigir, quando me virei para ele para dizer que estava bem: “ahhhh é uma senhora“. Pensei, “pelo menos de corpo ainda passo por menina”

Da segunda vez que fui andar foi diferente, caí, magoei-me e não me estava a conseguir levantar. Mas o pior não foi isso, foi a vergonha. As caras das pessoas a passar e a rir. Curioso, não é? Eu caio, magoo-me e o que me faz ter medo de cair outra vez é a vergonha e aqueles olhares maldosos.

Mas eu percebi. Ali, no chão, com os patins nos pés, eu tive outra vez 11 anos e naquelas pessoas, estranhas, vi a cara dos meus colegas a troçar de mim à porta da escola.

Por isso, assim que me passarem as dores no corpo e as nódoas negras passarem a roxas, eu vou outra vez patinar e, provavelmente, cair e ouvir os risinhos parvos. Mas desta vez, eu vou estar preparada, porque eu aprendi. Vou levar uma pistola de água.

P.

Imagens daquidaqui e daqui

2 thoughts on “Dia do Fiasco

  1. Miss IT

    Chorei a rir com o poster XD E apoio a iniciativa das pistolas de água a 100%
    Isso de toda a gente se rir e ninguém ajudar é que é só estúpido, diria mesmo que é um pouco falta de civismo!

    Gostar

Deixe uma Resposta

