5 dicas para pessoas que não nasceram para serem magras

Não nasci para ser magra. É um facto. Nunca fui daquela estirpe que come, come, come e não engorda ou daquela outra que perde 3 quilos sempre que se enerva. Quando era criança tinha excesso de peso e isso marcou-me. Hoje consigo manter o excesso de peso afastado mas confesso que implica um esforço consciente. Resolvi partilhar alguns truques que me ajudam:

  1. Usar a cabeça no supermercado. E isto para mim resume-se a uma questão muito simples: as escolhas saudáveis não têm ingredientes, SÃO ingredientes. Poupa-me o tempo e o trabalho de ler rótulos, fazer contas a calorias, etc. Quando não é possível optar pelos alimentos tal como a criação os fez (ou quando resvalo na tentação), tento procurar imediatamente um substituto mais inteligente. Basicamente, o truque é raciocinar sobre o assunto e não entrar em piloto automático.giphy

2. Comer em casa. Sempre que possível, tento fazer as refeições em casa e evito ir a restaurantes (ou a casa da minha mãe). Excluindo, obviamente, refeições fora em comemorações ou imperativos de outro tipo, comer em casa é a forma mais fácil de não pintarmos fora das linhas. Outro truque que uso é servir os pratos no fogão e não levar os tachos /travessas/frigideiras para a mesa. Se tiver que me mexer muito para ir buscar mais comida é mais provável que não o faça.

giphy (1)

3. Levar a comida de casa. Para o trabalho, praia, passeios etc. E aqui o truque que me achei mais eficaz foi o reduzir o tamanho das caixas a.k.a., reduzir porções. Apesar de os meus colegas gozarem comigo todos os dias, foi remédio santo para controlar as porções que como. Sabem aqueles tupperwares pequeninos que vêm sempre aos milhões nos conjuntos? São mesmo esses que uso.

giphy (2)

4. Andar. Obviamente que fazer exercício físico é o meu melhor aliado nesta luta mas descobri que só aumentar o número de passos que dou por dia me ajuda imenso. Faço isto de várias formas: deixando o carro em casa e indo a pé para a estação, estacionando mais longe, utilizar sempre as escadas, levantar-me da secretária e ir beber água pelo caminho mais longo, levantar-me do sofá nos intervalos, etc. Tudo junto faz diferença, acreditem!

giphy (3)

5. Apostar na variedade. A única forma de não cair na tentação é manter o interesse por opções mais saudáveis e para isso preciso de ir renovando a ementa. Introduzir novos sabores, alimentos ou formas de cozinhar é uma forma excelente de fazer com o que o nosso cérebro se sinta satisfeito e de garantir que consumimos todos os nutrientes de que necessitamos. Muitas das vezes acabamos por descobrir que até preferimos opções mais saudáveis.

giphy (4)

J.

Gifs daqui.

One thought on “5 dicas para pessoas que não nasceram para serem magras

Deixe uma Resposta

