6 formas de suavizar o Regresso ao Trabalho

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Foram-se as primeiras festividades do ano, levando com elas os maravilhosos e merecidos dias de descanso e desbunda.

E agora?
Agora, pouco a pouco, vão desaparecendo os “out of office” para dar lugar a caixas cheias de e-mails, todos super urgentes, a piscar e com bandeira vermelha.
Encontras a secretária tão cheia de papelada que te dá vontade de voltar imediatamente para a cama e tapar a cabeça.

Um café não é suficiente, precisas de outro, duplo, assim que te deparas com este espectáculo.
Fechas os olhos e queres fugir,  mas não dá,  vais ter que enfrentar, como um guerreiro das estrelas o árduo dia do regresso.
Não há uma fórmula mágica e nem uma forma fácil,  mas há maneiras de suavizar o choque da coisa, estas são as que eu utilizo.

1. Dress to Impress (me)

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Vestir alguma coisa que seja confortável, mas que me dê aquela sensação de “yes, i can“, complementando com “aqueles” sapatos.
Regra que já utilizava para o regresso às aulas, que é, em muita coisa semelhante a este regresso ao trabalho ( que não tem, no entanto, aquela excitação toda do voltar à escola depois das férias).

 

2. Fazer um esforço, mesmo que muito grande, para manter aquela resolução de Ano Novo

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Dissemos que este ano não nos íamos preocupar com “cacas”, vamos focar-nos nisso. Hoje precisamos de provar a nós próprios que conseguimos cumprir as nossas promessas.

Então, antes de ir para o trabalho, passa pelo café do costume, vê aqueles sorrisos simpáticos e dá-lhes o teu. Todos estamos a precisar do mesmo.

3. Não pensar, nem falar, hoje de mudanças drásticas

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É sempre assim, durante esta época do ano dou sempre por mim a querer mudar-me para as Maldivas, viver do que a terra der naquelas palhotas no meio do Oceano, fazer voluntariado do outro lado do Mundo a tempo inteiro ou ser instrutora de ski nos Alpes.

É bom sonhar, mas hoje precisamos de ser realistas para aguentar isto de uma forma saudável e psicologicamente viável.

4.  Não perguntar se não queres saber e sair de fininho

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Sempre me perguntei porque as pessoas que não têm nada a ver comigo tendem a perguntar-me como foi o meu Natal e a minha passagem de ano.

Para evitar andar o dia todo a dizer as mesmas coisas, devia ser proibido voltar a esse assunto depois do meio dia, de cada vez que se encontra alguém, pela primeira vez. Não é que uma pessoa não queira saber ou não esteja contente por reencontrar (a maioria) dos colegas de trabalho, mas repertirmo-nos e ouvir as mesmas histórias dezenas de vezes cansa. Se isto acontecer, diz que vais à casa de banho e sai.

5. Não stressar e organizar

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O regresso não pode ser abrupto. Temos de ir com calma. Afinal, há quase duas semanas que não programava o despertador. O stress do primeiro dia, vai colar-se à semana toda e não precisamos disso.

Aceita que até ao almoço não vais fazer nada. E fica bem com essa aceitação. É normal. Toda a gente (normal) está assim a meio-gás hoje, com aquele sentimento de quem volta de um lugar lindo e sem responsabilidades.

A partir daí, sim, começar a organizar, a re-organizar, a limpar a secretária e a preparar tudo para que este regresso seja o menos doloroso possível. Hoje não é dia para grandes ondas, não devemos ser demasiado duros connosco, nem exigir demais de nós, por hoje.

6. Pensar nas próximas mini-férias

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Não estou a dizer para se fazer já, até porque seria mentalmente impossível e muito desmotivador, um grande planeamento ou começar a contar cada dia até ao próximo break. Mas vamos olhar de soslaio para o calendário, mirar as datas e pensar onde queremos ir…

 

P.

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