Joaninha voa, voa…fim de semana no Porto

O Porto é um destino de eleição para escapadinhas de fim de semana e short breaks para portugueses e estrangeiros e é fácil perceber porquê. É uma cidade linda e cheia de vida, com tanto para oferecer que o mais difícil é escolher.

Este ano foi o destino escolhido para um fim de semana com a família (6 adultos).

Deixo-vos o roteiro que fizemos:

Dia 1 – Sexta feira

Chegámos ao Porto já tarde, por volta da meia noite.

Alojamento. Reservámos um apartamento Spot Apartments (com dois quartos e um sofá cama na sala) através do Booking, há cerca de mês e conseguimos um preço bastante simpático pelas duas noites (cerca de 100 euros). À chegada bastou-nos ir buscar as chaves e pagar. Em 10 minutos estávamos acomodados.

O apartamento estava bastante bem situado, muito perto da Av. dos Aliados e era muito agradável. Não só tinha todas as comodidades como tiveram o cuidado de deixar os aquecedores ligados para que quando chegássemos a casa estivesse quentinha. Todas as pessoas com quem contactei foram simpáticas e disponíveis. Recomendo vivamente.

Snack tardio. Caso tenham fome (e coragem) recomendo a Confeitaria Cunha para uma refeição tardia. O snack bar está aberto até às 2h e tem um menu infindável de coisas boas. E francesinhas. Boas. Tem também um buffet excelente ao almoço e jantar.

 

Dia 2 – Sábado

Rumar à Avenida dos Aliados. Aproveite a calma da manhã para observar o edifício da Câmara, a arquitectura dos prédios e ir ao McDonalds. Não, não estou a sugerir fast food logo pela manhã. O McDonalds Imperial ocupa o espaço do antigo Café Imperial e manteve muito do seu charme.

Subir pela Rua da Fábrica. Espreitar a rua das Galerias de Paris – à noite verá uma versão totalmente diferente dessa zona. No cimo virar, à esquerda, para a Praça Gomes Teixeira, frente à Universidade do Porto, e visitar a Igreja do Carmo (é fácil de localizar, está coberta de azulejos azuis) e, logo ao lado, a Igreja dos Carmelitas.

Descer em direcção aos Clérigos e espreitar a famosa Livraria Lello. Actualmente cobram 3 euros pela entrada (descontáveis na compra de livros).

Visitar a Torre dos Clérigos (3 euros). Subir até ao cimo e deixar os olhos perderem-se pela cidade.

Café e éclair na Leitaria da Quinta do Paço (Praça Guilherme Gomes Fernandes 47/51). Podia fazer um post só sobre este estabelecimento e os seus éclairs mas vou ser breve e recomendar o crocante. É um éclair recheado com o melhor chantilly que já comi e com uma cobertura que sabe a Ferrero Rocher.

IMG-20151129-WA0002

Se preferir/quiser/tiver tempo, é uma boa altura para visitar o mercado do Bolhão, que ao Sábado está aberto apenas até ás 13h.

Descer pela Rua dos Clérigos em direcção à Estação de S. Bento. Entre e desfrute dos painéis de azulejos.

AlmoçoRestaurante O Rápido. Fica mesmo ao lado da estação de S. Bento, na Rua da madeira. Tem uma ementa recheada de pratos típicos e um ambiente familiar.

Descer em direcção à zona Ribeirinha pela Rua das Flores ou Rua Mouzinho da Silveira.

Visitar o Palácio da Bolsa (8 euros) e a Igreja de São Francisco.

Seguir em direcção a Gaia via Ponte D. Luís (tabuleiro inferior).

IMG_20160116_153252

Dê uma volta pela zona histórica de Gaia e visite uma das caves de vinho do Porto. Nós optámos por subir um pouco e visitámos as caves da Croft (5 euros, visita e 3 provas).

Apanhar o teleférico na Av. ramos Pinto (5 euros) até ao Jardim do Morro e subir até ao Mosteiro da Serra do Pilar. Para mim esta é a mais bela vista para a cidade (à noite é de cortar a respiração).

Voltar ao Porto pelo tabuleiro superior da ponte D. Luís e visitar as Muralhas Fernandinas (Igreja de Sta. Clara) ou a Sé do Porto.

Seguir pela Avenida Afonso D. Henriques e tentar passar pela Miss Pavlova sem pecar (Espaço Almada 13, Rua da Almada 13, 4).

Se subir pela Rua 31 de Janeiro e virar à esquerda encontra a Rua de Sta. Catarina onde poderá gastar as calorias (e uns euros) nas muitas lojas.

Jantar. Na Real Hamburgueria Portuguesa (Rua da Torrinha, 134 ). Apesar de recente (tem cerca de dois anos) para mim tornou-se um clássico nas idas ao Porto (já vou na sexta ou sétima visita). Eu nem gosto (ou não gostava) de hambúrgueres. Mas estes são diferentes. Com muita dificuldade vou eleger O Chaparro como favorito. E a sobremesa de banana.

A carne é óptima, as receitas brilhantes, a confecção impecável e o staff muito simpático. O único senão é que já muita gente o descobriu. Aconselho a ir cedo ou a ter resistência para a espera. A oferta de cervejas pode ajudar neste ponto.

Depois do jantar e se ainda houver pernas recomendo voltar às Galerias de Paris para um café, pé de dança ou copo (ou os três).

Dia 3 – Domingo

Para recuperar (pouco) da maratona do dia anterior recomendo começar o dia com a visita ao Museu de Arte Contemporânea de Serralves e aos jardins. Aos domingos de manhã a entrada é grátis. Os jardins são lindos e é garantido que vamos encontrar uma exposição que nos deixe a pensar.

IMG_20160117_114225

Após a visita a Serralves, rumar em direcção à Rotunda da Boavista e à Casa da Música.

Estando já na hora de almoço aproveite a proximidade do Mercado do Bom Sucesso. O espaço é muito agradável e tem uma oferta muito diversificada, do mais local e tradicional (como papas de sarrabulho) ao moderno e internacional (como risotto). Aconselho uma Sandinha, a francesinha que se come à mão.

O que é bom acaba depressa mas antes da despedida da cidade, recomendo a visita aos jardins do Palácio de Cristal e trazer de recordação a belíssima vista que de lá se tem.

IMG_20150313_151711

 

J.

Estas fotografias são da minha autoria @Todos os direitos reservados.

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s