Sobreviver a reuniões longas: 5 estratégias

1. Ir munida de doces. Contrabandear uns bombons, rebuçados ou bolachas pode salvar o dia. Porquê? Porque a dada altura todos ficamos com fome e desconfortáveis e em terra de fome, quem tem doces, é rei.
Além de nos melhorar imediatamente a disposição, podem servir como ice breaker ou para desbloquear alguma situação mais tensa.

Dica: apostar em snacks discretos a.k.a. que não façam barulho nem tenham cheiros fortes.

giphy (5).gif
2. Caprichar na farda. Se estivermos confiantes e confortáveis na nossa pele é mais fácil encarar a batalha. Estar muitas horas sentada e tensa pode ser desgastante por isso é de evitar somar à situação mais stress causado por coisas que podemos (tentar) controlar.

Dica: evitar collants que se rasgam só de pensarmos nisso, camisas brancas que apelam à nódoa, sapatos novos que nos vão massacrar os pés e a alma, etc.

giphymmmm.gif
3. Reforçar as comunicações. Pior que estar uma enormidade de horas numa reunião é estar uma enormidade de horas numa reunião E preocupada com o que se passa fora da reunião. Como já ninguém estranha se levarmos o telemóvel, o tablet ou o portátil para uma reunião, é de apostar nisso.

Além de podermos tirar notas bonitas podemos aproveitar os tempos “mortos” para dar uma olhadela ao email, responder a um sms urgente ou resolver assuntos verdadeiramente importantes. Como, por exemplo, acompanhar a actualidade do facebook, a variação do valor daqueles sapatos que esperamos que baixem de preço ou fazer alguma pesquisa urgente sobre as próximas férias.

Dica: a escolha do lugar é crucial para que esta estratégia seja bem sucedida. Evite locais de passagem e onde se veja o ecrã e opte por ficar perto de pessoas conhecidas.

giphy (8)

 

4. Não menosprezar o inimigo nº1. Nunca, em situação alguma, assumir que o sono está controlado e que não é motivo de preocupação. Quando menos esperamos ele ataca, invade-nos o espírito e quando damos por isso estamos de olhos semicerrados e temos um pingo de baba a escorrer pelo queixo.

É preciso ter particular atenção àquelas reuniões onde estamos só a assistir, sem intervenções para fazer ou coisas para decidir. Este é o território do sono e aqui estamos claramente em desvantagem. O melhor que podemos fazer é antecipar-nos. Beber café, abrir janelas, levantar-mo-nos sempre que possível, ficar ao lado de alguém que não se cala, pedir para assumir uma tarefa qualquer (ir buscar águas, passar slides no power point, mudar a folha do flipchart…), anything goes.

Dica: não ceder à tentação de nos pormos mais confortáveis. Resistir a tirar os sapatos, resistir a ficar de luzes apagadas ou baixas, resistir a pôr a écharpe pelos ombros, etc…

giphy (12).gif

5. Se tudo falhar, recorrer à artilharia pesada. Caso tudo falhe e estejam a entrar na fase do desespero, já sem noção da vossa identidade e do vosso propósito ali, não desistam, usem a artilharia pesada.

Para mim o mais eficaz é o Bingo de Reunião. Basta fazer uma tabela com cerca 15 células (ou quantas quiserem) e em cada uma escrever uma palavra. Quando alguém na reunião disser a palavra, faz-se uma cruz na célula e tal como no bingo, o objectivo é ouvi-las todas. Ainda não experimentei fazer isto online ou no telemóvel mas parece-me uma boa aposta para o futuro.

Dica: torna-se mais divertido se as palavras tiverem um grau diversificado de probabilidade e serem proferidas (por exemplo, “banana” numa reunião sobre custos de impressão é improvável, “folha” é mais provável) e se for jogado com vários jogadores (cada um com a sua tabela).

giphy (14).gif

 

J.

Gifs daqui.

 

Anúncios

One thought on “Sobreviver a reuniões longas: 5 estratégias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s