Como estar nos 30 e sem emprego em 10 passos.

1. Dás por ti num emprego razoável, na tua área, com todo o potencial para ser bom. Mas tu não te sentes feliz. As pessoas com quem trabalhas directamente nunca te integraram, têm uma forma de trabalhar totalmente diferente da tua, tornam o que é fácil, difícil. Aos poucos começas a sentir-te mal e a duvidar. O que é que eu ando aqui a fazer?

giphy (4)

2. Agarras-te a tudo o que podes para fazer do trabalho uma experiência agradável. Vais almoçar com pessoas de outros departamentos, esforças-te por ser prestável, focas-te em cumprir com as tuas tarefas, não te queixas. E o barco lá se vai aguentando. Até perceberes que falares com outras pessoas, almoçares, rires, ajudares, etc…é mal visto pela tua chefia. E que fazem questão de to fazer saber. Eu não fui criada assim…agora não posso almoçar com quem quero?!

 

giphy (7).gif

3. E vais andando…até que chega aquele dia em que te acontece a ti o que viste acontecer a tantas outras pessoas. O chefinho arma confusão por causa de qualquer coisinha que faz transbordar o copo de água. É hoje. É hoje que me despeço.

giphy

 

4. Deixas de pensar com clareza e ouves tudo como se tivesses a cabeça dentro de um aquário. Vais falar com o chefe para o informar da tua decisão mas só pela sua expressão e tom de voz já sabes o que te vai dizer. Não sei se aguento mais 15 minutos disto.

giphy (1).gif

5. Desta vez tu não te calas. Desta vez, tu falas e falas e falas e dizes tudo. O chefe não gosta mas não argumenta. Não parece surpreendido nem preocupado. Faz ar de importante e manda-te sair. Arrumar as coisinhas e sair. Sim, senhor, já vou é tarde.

giphy (5)

6. Obriga-te a despedir da equipa, chefinho incluído. O chefinho ri enquanto tu tentas dizer umas breves palavras às pessoas com quem trabalhaste nos últimos 7 anos. Inevitavelmente caem-te as lágrimas. O chefe espicaça e provoca-te. O chefinho continua a rir. Tu sais. Nunca mais me sujeito a isto.

giphy (3)

7. Sais sozinha, mala às costas com “todo o espólio de 7 anos” e permites que ira te leve a imaginar cenários magníficos em lhes furas os pneus e gritas impropérios ou consegues colocar tinta verde no champô deles. Era encomendar uma tonelada de estrume e mandar despejar à porta deles!

giphy (2).gif

8. Mas dura pouco. Tu não és assim. Sentes-te aliviada por teres saído dali mas só consegues pensar nos colegas-amigos de quem gostas e com quem vais ter de deixar de conviver. E no que se sabes que vai acontecer. Nunca mais os vou ver.

giphy (9).gif

9. Tomas consciência de que só aguentaste tanto tempo por causa de algumas pessoas. E que toda a vida de trabalho nas empresas te continua a ser estranha e te custa a entranhar. Percebes que podes voltar a acreditar que trabalhar numa empresa pode ser agradável quando o grande chefe quer falar contigo e em vez de falar, ouve. Não é que seja novidade, andavas na faculdade a estudar estas coisas e já sabias.

giphy (8)

 

10. Quando dás por ti estás nos 30 e desempregada. Passas semanas a tratar de todos os papéis necessários para se ser desempregado neste país. Descobres que és muito nova para umas coisas, muito velha para outras. Mas até parece haver muitas oportunidades para fazeres coisas diferentes e novas! Ajudava era se soubesses o que queres fazer J.!

giphy (12).gif

J.

Gifs daqui.

Anúncios

2 thoughts on “Como estar nos 30 e sem emprego em 10 passos.

  1. Li e fiquei com aquele sentimento bipolar “oh, fogo que chatice estar desempregada” e depois “que alivio, conseguiste sair desse ambiente de sufoco”.
    Eu estou na mesma situação, desempregada. E é verdade que até há muitas oportunidades e até coisas que gostaríamos de fazer e que são diferentes da nossa experiência. E o problema começa logo aí: não ter “a” experiência que pedem.
    Muita confiança que vamos conseguir da volta 😉
    Beijinho

    Gostar

    1. janos30

      Obrigada pelas tuas palavras 🙂
      Tudo se resolve, vais ver. Acho que saber o que queremos e sermos adaptáveis é importante. E interiorizarmos que nem sempre somos nós que não temos a experiência certa ou wtv. Às vezes é quem está do outro lado que não pede o correto.
      Beijinhos*****

      Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s