A arte de envelhecer

Há uma dica empresarial que diz que nunca devemos responder a um e-mail desagradável no calor do momento, com raiva ou revolta.

Devemos escrever um esboço, guardar como rascunho e, no dia seguinte, reler, reformular, e, então sim, enviar.

Quando o relermos, vamos apagar um monte de coisas e substituir as frases mais iradas por outras mais comedidas. É assim porque, quando o relemos, quando o enviamos, já fomos para casa, já falámos de outras coisas, já dormimos e já desapareceu grande parte daquele sentimentozinho que nos corrói até ao desespero e nos faz querer partir tudo.

0mmd8p

Um dia aprendemos a aplicar a dica empresarial à vida de todos os dias, porque não há outro remédio, porque não podemos simplesmente dizer tudo o que apetece, temos de calar, pensar noutras coisas, dormir sobre o assunto, acordar e passar à frente.  E um dia apercebemo-nos que o anormal é fazer o contrário: dizermos tudo o que pensamos, quando pensamos, da maneira como pensamos, sermos honestos, no fundo… brutalmente e verdadeiramente honestos. E é nesse dia que percebemos porque parece que envelhecemos tanto, quando ainda somos tão novos, porque nos sentimos tão cansados, quando temos tanta energia para gastar.

De cada vez que não digo aquilo que penso, de cada vez que me calo quando quero falar, ou tento rir de uma piada a que não acho a mínima graça, fico cansada, como se tivesse passado o dia a correr a maratona.

Cansa não sermos nós e cansa muito mais que correr ou fazer flexões, porque é um cansaço que não passa no fim do dia, nem passa se descansares, martela-te na cabeça incessantemente, inventas conversas que nunca vais chegar a ter e desgastas-te, porque te desgasta não seres quem és e isso não se disfarça com corrector de olheiras.

201509_0033_fdaci_sm

P.

Imagens daqui

Anúncios

2 thoughts on “A arte de envelhecer

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s