Poupar água: 10 dicas

Todos sabemos que a água é um bem essencial que é escasso, que existe numa quantidade finita e que é melhor começarmos a poupá-la antes que se acabe de vez, etc, etc, etc.

No entanto o cenário em que não temos água é-nos ainda totalmente abstracto e longínquo. De tal forma que quando se fala em poupar água, na maioria das vezes, só pensamos nos números que vêm na factura no final do mês.

Mas os factos mostram-nos que temos (MESMO) de começar a pensar mais além e perceber que enquanto nós gastamos água limpa indiscriminadamente (quantas descargas inúteis do autoclismo já fizemos na nossa vida?), há milhões de pessoas no mundo que não têm acesso a água segura.

Tenho vindo a adoptar uma série de medidas que me têm ajudado a reduzir o consumo de água e claro, da respectiva factura (a última foi de 7 euros!). Espero que sejam úteis!

10 Dicas para poupar água:

  1. Diminuir a quantidade de água utilizada nas descargas de autoclismo. Um clássico. É só abrir o dito e enfiar lá dentro uma garrafa de plástico (1,5l) cheia de água. Se puxarmos o autoclismo 4 vezes por dia, é uma poupança imediata de 6 litros/dia. Num ano serão 2200 l poupados.
  2. Redutores de caudal/fluxo. São umas coisinhas que se adaptam às torneiras e permitem poupar até 50% do volume de água e aumentando a pressão. Alguns chuveiros já têm esta função incorporada e são muito mais eficientes.
  3. Reduzir o número de descargas de autoclismo. Quantas vezes já mandámos litros de água pela sanita abaixo por causa de 3 folhas de papel onde nos assoamos ou de 10 cabelos que estavam na escova? Estes hábitos custam-nos dinheiro duas vezes: o preço da água e os custos de os retirar da água depois. Para contrariar o ideal é por o caixote do lixo perto da sanita.
  4. Aproveitar a água de aquecer o duche. Abre-se a torneira, deixa-se correr a água até estar bem quentinha e depois é que entramos para o duche. Uns minutos de água a correr podem representar mais de 12 l desperdiçados todos os dias. Aproveitar esta água de “aquecer o duche” é fácil: basta ter um balde que resida na banheira ou duche (há de todas as cores, é escolher um que fique menos mal) e recolher a água que sai antes de entrarmos no duche. Depois, podemos utilizá-la, por exemplo, na sanita ou para regar plantas (neste caso, confirmem que está fria!).
  5. Arranjar torneiras que pinguem. Uma torneira a pingar pode perder até 30l de água limpa por dia.
  6. Utilizar programas eco. Tanto na máquina de lavar roupa como na de lavar loiça, costuma haver um programa eco ou mais curto. Na maioria dos casos, estes programas são suficientemente eficazes e podem representar uma poupança significativa de água e electricidade.
  7. Aproveitar a água dos animais. Para quem tem animais em casa, aproveitar a água que eles não bebem é mais uma forma de poupar. Todos os dias troco a água ao meu gato, tem imensas taças e nunca a bebe toda. Despejo a água “velha” num balde e em dois dias chega para regar as plantas todas.
  8. Fechar a torneira. Ter a água a correr, por exemplo, enquanto lavamos os dentes, é uma parvoíce. São no mínimo 3 minutos de água limpa a correr pelo cano abaixo de cada vez.
  9. Duches em modo F1. Aqui é que a porca torce o rabo, eu sei. Principalmente se temos de pôr champô, máscara, fazer a depilação etc, etc. Mas é possível fazer isto tudo e ir fechando a torneira enquanto nos ensaboamos ou lavamos o cabelo. Um truque engraçado é tentarmos tomar duche na duração de uma música (não vale escolher músicas com 20 min!).
  10. Lavar a loiça na máquina. Para que seja uma opção eficiente devemos pô-la a lavar apenas quando estiver cheia e não passar a loiça por água antes (limpar bem com um guardanapo usado chega bem). Na lavagem manual, é de evitar a água a correr e quantidades infindáveis de detergente. Se enchermos o lava-loiça de água quente e deitarmos um pouco de detergente consigamos lavar toda a loiça com muito água e detergente para a poluir.

J.

Imagem daqui.

Anúncios

One thought on “Poupar água: 10 dicas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s