Poupar na cozinha: 5 dicas

É costume dizer-se que podemos poupar em tudo menos na comida. Eu concordo mas só até certo ponto. Acho que podemos poupar muito na comida e, inclusive, melhorar a qualidade do que comemos. Com o passar dos anos e com a experiência que com eles se vai ganhando, fui tomando consciência de que poupar na cozinha não é sinónimo de trocar bifes por salsichas.

Poupar na cozinha, quer seja na comida ou em produtos de limpeza, é racionalizar e fazer escolhas melhores para nós. Se essas escolhas além de nos proporcionarem uma alimentação melhor e menor impacto ambiental, nos proporcionarem uns euros a mais na poupança….Melhor ainda!

5 DICAS PARA POUPAR DINHEIRO NA COZINHA

coins-1015125_960_720

1.Pensar nas quantidades…

Comprar menos (a maior parte das coisas): Parece lógico e parvo dizer que para poupar devemos comprar menos mas é um exercício bem mais complexo do que parece. A ideia é reduzir o desperdício de comida adaptando as quantidades ao que realmente consumimos. Exemplos de sinais de que temos de pensar melhor nas quantidades/frequência de compra:

a) Ao abrir um frasco de doce encontramos
todo um ecossistebasket-690778_960_720ma lá dentro;

b) Encontramos na despensa pacotes de massa com prazo de validade expirado em 2008;

c) Só damos conta de que precisamos de comprar fruta quando já há mosquitos e moscas à volta das maçãs.

É fácil ir ao supermercado e comprar coisas de que não precisamos. Não nos lembramos se temos esparguete ou não…só custa 50 cêntimos….pelo sim pelo não mais vale levar. É assim que muitas vezes ficamos com 5 pacotes de esparguete e não comprámos arroz que era o que nos fazia mesmo falta. Recomendo duas formas de evitar comprar coisas a mais:

A) Não ir às compras sem antes fazer uma lista. Um clássico que funciona mesmo.

B) Não esconder a comida na despensa, i.e., ter o cuidado de manter sempre as coisas à vista (e à mão) e ir consumindo primeiro as coisas mais antigas. Armários onde as coisas se amontoam e nem se consegue ver o fim das prateleiras são o habitat ideal para o desperdício.

Comprar mais (algumas coisas): Pode parecer que estou a contradizer-me, primeiro digo que para poupar na cozinha é preciso comprar menos e agora digo que, para algumas coisas, o truque para poupar é….comprar mais!

Por exemplo, detergente para lavar a loiça à mão. Existem pacotes de 3L ou 5L cujo preço por litro é bem mais económico do que os pacotes com menor quantidade. É claro que é preciso ver bem os preços por litro e atentar em promoções que possam interessar mas regra geral, o pacote maior é mais barato.

shopping-cart-1275480_960_720

Eu compro o garrafão de detergente e vou enchendo um doseador mais pequeno conforme necessário. Além de poupar no preço do detergente, poupo nas vezes que tenho de o comprar, poupo no plástico que produzo com as embalagens e poupo o ambiente.

Utilizo o mesmo truque de poupança para o detergente para a máquina de lavar loiça, para o detergente e amaciador da máquina de lavar roupa e para o azeite.

2.Comprar e cozinhar coisas frescas. A tentação dos embalados e da comida processada é enorme. Muitas vezes estas opções são mais baratas mas será que nos fazem mesmo poupar a longo prazo? Eu penso que não. Eu acredito que se comprarmos coisas frescas em vez de processadas e cozinharmos a nossa própria comida podemos comer melhor e por menos dinheiro.

fruitsPor exemplo, o caso da sopa. Eu não sou, de todo, nenhuma expert em sopas mas sei que uma sopa simples com 1 batata, 1 nabo, 2 cenouras, 1 cebola e um fio de azeite é muito mais barata e saudável que qualquer sopa que se compre já feita.

Também aqui há truques. Para ter legumes, cebola ou alho sempre prontos a usar podemos cortá-los e congelá-los. Em vez de polpa de tomate, podemos usar os tomates mais maduros que já não servem para a salada. Para substituir os caldos podemos usar mais ervas aromáticas e especiarias.

3.Não usar toalhitas de limpeza ou rolo de papel. Eu sei que são super práticos mas já pensaram bem no desperdício que representam? Além de serem coisas caros são uma fonte de lixo enorme. Se a cada vez que precisarmos de limpar qualquer pingo de comida usarmos uma folha do rolo de cozinha imaginem quanto papel iremos usar ao final de um ano. Com as toalhitas o problema é ainda maior pois além do papel contêm produtos químicos.

giphy-13

Dito isto, e porque não sou a maior fã de lavar panos de limpeza o que eu faço é ter um pano de microfibra e trapos sempre à mão (cortados de tshirts velhas por exemplo). Conforme vão ficando encardidos deixo-os num alguidar e antes de os colocar para lavar na máquina, deixo-os umas horas de molho em água e lixívia.

4.Utilizar as cascas e os talos. Nunca tinha pensado nisto até ganhar o livro Cascas, talos, folhas e outros tesouros nutricionais num passatempo. E o que aprendi com ele fez todo o sentido para mim! Por que raio havemos de descascar e deitar fora as cascas dos legumes e vegetais que consumimos?! Até porque sempre ouvimos a nossa mãe dizer que é na casca que está a vitamina!

potato-dish-263004_960_720

E então, basicamente, passei a não descascar as coisas, a utilizar os talos ou até mesmo a cozinhar as próprias cascas. É capaz de ser o truque mais fácil e preguiçoso para poupar dinheiro na cozinha e evitar o desperdício alimentar.

Já olharam bem para uma cenoura ou um nabo? Nem têm casca propriamente dita…é só lavar bem, retirar os pedaços estragados ou feios e usar como de costume. Experimentem fritar as batatas como sempre mas sem as descascar. Ou descasquem e fritem a pele como a restante batata. Existem também inúmeras receitas de bolos deliciosos feitos com maçã ou cenoura, incluindo as respectivas cascas.

5.Fazer o nosso próprio spray limpa tudo. Eu tenho um bocadinho a mania das limpezas e gastava balúrdios em sprays limpa tudo. Até que descobri como fazer o meu próprio spray e nunca mais voltei atrás. Eis a receita para o spray limpa tudo versão faça você mesmo:

Ingredientes: Embalagem de plástico com borrifador, Água, Lixívia tradicional, Limpa tudo líquido com o aroma favorito. Encher a embalagem com água até ¾. Completar o restante com um pouco de lixívia e limpa tudo. As proporções podem variar conforme o gosto (mais ou menos lixívia ou mais ou menos limpa tudo). E Boom! Limpa tudo super eficaz e económico! Uso-o para lavar tudo, desde as bancadas, à mesa ou aos azulejos.

cleaning-glass

J.

Imagens daqui. Gifs daqui.

Anúncios

5 thoughts on “Poupar na cozinha: 5 dicas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s